BIBLIOTECA ESCOLAR E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

O curso apresentará o contexto nacional das bibliotecas escolares, enfatizando as boas práticas e seus impactos no ambiente da escola.

Revisita-se o conceito de Biblioteca Escolar, sua extensão teórica e prática, evidenciando estratégias para o seu desenvolvimento e aprimoramento dentro das escolas, tornando-a um valoroso instrumento pedagógico.

Objetiva-se instrumentalizar os agentes responsáveis por essas bibliotecas à operacionalização das mesmas em função dos propósitos definidos pelas escolas, dando ênfase a procedimentos que contribuam para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem.

O curso enfatizará três dimensões essenciais para a boa gestão de uma biblioteca escolar, a administrativa, a biblioteconômica e a pedagógica, sendo a última a principal dimensão a ser tratada.

Sob essa perspectiva, ações que propiciem o desenvolvimento e aprimoramento das bibliotecas escolares serão evidenciadas e trabalhadas no respectivo curso, direcionando os extencionistas a compreensão e elaboração de diretrizes capazes de tornar a biblioteca escolar em efetivo instrumento pedagógico, resgatando a sua essência e missão, segmentando o seu espaço dentro da cultura escolar.

O curso em questão busca, portanto, não tão somente apresentar a temática proposta, mas também, desenvolver habilidades e competências aos extencionistas dando-os reais condições de gerir a biblioteca escolar em consonância aos propósitos da escola, sob a persepctiva da Competência em Informação. Espera-se, por fim, desenvolver capital intelectual dentro das escolas sob uma concepção prática e altamente significativa para a operacionalização das bibliotecas escolares.

Entende-se, para efeitos desse curso, que apropriar-se de habilidades e competências que capacitem à proposição, desenvolvimento e avaliação permanente de Programas de Competência em Informação, é proporcionar a biblioteca escolar e aos bibliotecários responsáveis condições de participarem efetivamente do processo de ensino e aprendizagem, resgatando a missão da biblioteca escolar, tornando-a no mais poderoso instrumento pedagógico disponível no ambiente escolar.

O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master BusinessAdministration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional. 

  • Data:
  • 11/11/2017
  • Carga Horária:
  • 08 horas
  • Ministrantes:
  • Prof. Me. Rodrigo Pereira
  • Horario:
  • Das 08h às 17h
  • Local:
  • Campo Grande, MS
Valor do curso
R$ 200.00
ou em até 10x de R$ 20.00 no cartão de crédito
Quero mais informações